MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Engenharia da Computação

CAMPUS LEOPOLDINA

CEFET-MG

Informações do Curso

Última modificação: Terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Apresentação

O curso de graduação em Engenharia de Computação, criado em 2018, proporciona ao profissional uma sólida formação científica e tecnológica nesse campo da Engenharia. O profissional formado neste curso deve ser capaz de compreender, desenvolver e aplicar tecnologias, com visão reflexiva, crítica e criativa e com competência para identificação, formulação e resolução de problemas. Somando a estas questões técnicas e científicas e de cunho operacional, o egresso também deve estar comprometido com a qualidade de vida numa sociedade cultural, econômica, social e politicamente democrática, justa e livre, visando ao pleno desenvolvimento humano aliado ao equilíbrio ambiental.


Objetivo do Curso

O Curso de graduação em Engenharia de Computação tem como objetivo formar profissionais generalistas, humanistas, críticos e reflexivos, com sólida base teórica e prática nos conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos do curso. Os profissionais são preparados para atuarem tanto no processo produtivo, quanto no desenvolvimento técnico e científico do país, considerando-se os aspectos políticos, sociais, culturais, econômicos, ambientais, humanos e éticos.


O Profissional

O Engenheiro da Computação é um profissional de nível superior, com formação multidisciplinar e capacitação que o habilitam a atuar em processos de automação, integrando aspectos relacionados ao desenvolvimento e gerência de projetos de hardware e software. Tais aspectos envolvem sistemas embarcados, sistemas de tempo real, sistemas integrados de hardware e software, sistemas distribuídos, redes de computadores e sistemas de comunicação. Suas atribuições profissionais são definidas pela Resolução 1.010, de 22 de agosto de 2005 do sistema CONFEA/CREA.


Campo de Atuação

O Engenheiro de Computadores tem formação nas áreas de Eletrônica e de Engenharia da Computação necessária ao projeto de hardware e software. O engenheiro define e coordena projetos de sistemas de computação; define e implementa arquiteturas computacionais, redes de computadores e/ou dispositivos eletrônicos e processos de automação industrial; propõe e executa projetos de sistemas embarcados e de tempo real para aplicações industriais, comerciais e científicas; projeta, desenvolve e faz manutenção em sistemas de software para aplicações de engenharia e áreas correlatas;  atua em empresas fabricantes de computadores, e em indústrias com processos automatizados.


Formas de Ingresso

Para quem já concluiu o ensino médio e deseja cursar a graduação em Engenharia de Computação, a forma atual de ingresso está sendo por processo seletivo específico. Brevemente o curso irá integrar o Sistema de Seleção Unificada – SiSU e o ingresso será feito por meio desse sistema. Para concorrer a essas vagas, é preciso primeiro prestar o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

Aqueles que já estão regularmente matriculados em instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira, e desejam se transferir para o Curso de graduação em Engenharia de Computação, podem concorrer no Processo Seletivo de Transferência que acontece uma vez a cada semestre. Os que já têm um diploma de graduação e pretendem ingressar no curso mediante processo simplificado, podem participar do Processo Seletivo de Obtenção de Novo Título, também semestral.

Para acompanhamento de editais ou informações sobre as formas de ingresso, acesse a página da Comissão Permanente de Vestibular e acompanhe as datas e os prazos para inscrições ou ligue para a COPEVE no (31) 3319-7170 / 7171 e informe-se.


Turno
Integral

Duração 
5 anos

Vagas 
30 vagas semestrais

Campus
Leopoldina

Departamento
Departamento de Computação e Mecânica


Outras Informações: